a-busca-pelo-significado-da-espiritualidade

Você já se perguntou o que é espiritualidade?

A pergunta “O que é espiritualidade” já passou por sua cabeça? Se a sua resposta foi sim, é muito provável que foi difícil defini-la em palavras, afinal de contas, todos temos um significado único de espiritualidade, não é mesmo?

Isso ocorre porque, muitas vezes, associamos a espiritualidade a práticas religiosas, mas já adianto para você, querida amiga, que esses rituais e técnicas não definem de fato a espiritualidade. Na verdade, podem ser caminhos para atingi-la. 

Mas então, o que realmente é espiritualidade? Nesse artigo, vamos juntas descobrir o significado dessa incrível palavra e como o seu dia a dia pode mudar com esse conhecimento. Boa leitura!

O-que-significa-espiritualidade
Vamos conversar sobre o real significado da palavra espiritualidade

O que significa espiritualidade?

Como já mencionado, podemos utilizar a religião para atingir a espiritualidade, mas é importante sabermos como separar esses termos para assim, aproveitá-los com sua essência total.

Religião – um dos pontos fundamentais da religião é a existência de um ser maior, presente de forma externa com o mundo em que vivemos. Os rituais e tradições condizem com os objetivos de reconexão com essa “autoridade”. Sendo assim, religião está atrelada à busca de um elo com uma força maior.

Espiritualidade – diferente da religião, a espiritualidade busca um conhecimento de uma autoridade presente de forma interna, como o nosso “eu interior” ou até mesmo a consciência. A conexão entre esse grande termo com a religião é que, a espiritualidade, pode auxiliar na criação do elo entre nós e um ser maior. Portanto, precisamos da espiritualidade para atingir nossos objetivos na religião. 

O processo também ocorre de forma invertida. A busca pela religião pode nos colocar no caminho para atingir a espiritualidade, já que ambos se relacionam de forma fluída.  

Apesar de estar citando esses dois termos de forma tão comum e atrelada, é importante comentar que a espiritualidade não é algo exclusivo da religião, muito pelo contrário. O conceito de espiritualidade se aplica a todos que buscam o sentido da vida e seu propósito. 

Os diferentes conceitos de espiritualidade 

Para mostrar que a espiritualidade é para qualquer um, mostrarei para você um curioso, mas importante fato. Diversos livros, desde estudos e até religiosos, possuem o seu conceito de espiritualidade.

Como na filosofia, que define o termo como uma espécie de jornada para buscar uma transcendência do mundo comum em que vivemos. Ela também associa a espiritualidade à divisão do espírito e da matéria. 

Voltando para a religião, no novo testamento da bíblia, existe um conceito de espírito, que se refere a ideia de um reencontro com Deus após a morte. Portanto, é possível entender espiritualidade, de acordo com a visão do novo testamento, como um processo de se reconexão com Deus. 

O que é espiritualidade para você? 

Como podemos ver, a espiritualidade está presente nos mais diversos grupos, com suas próprias definições. Porém, todos mantém o conceito do autoconhecimento. 

E para você. Quais aconchegos esse abrangente tema te traz? Temos certeza que a sua passagem neste mundo trouxe e continua trazendo conhecimentos diários, e o seu conceito de espiritualidade pode ser único. 

O que acha de debatermos esse tema? Deixe o seu comentário aqui, em nosso blog, e compartilhe a sua definição de espiritualidade com a gente. 

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x